Por que o Rio Open não é disputado no Parque Olímpico da Barra?

MatériaMais Notícias

da winzada777: O Rio Open chega à 11ª edição em 2025 mais do que consolidado e razoavelmente diferente em relação à 1ª edição. Se em 2014 o torneio estreou já com a chancela de ATP 500, a maior para América do Sul, a competição cresceu ano após ano e hoje se tornou um evento na concepção mais ampla da palavra. Há grandes espaços de convivência, áreas VIPs e inúmeras ativações de patrocinadores. Uma coisa, porém, não mudou: o local. Desde sempre, ele acontece no Jockey Club Brasileiro, na Gávea, Zona Sul do Rio. O que faz com que uma dúvida se torne recorrente: por que, afinal, o Rio Open não é realizado no Parque Olímpico da Barra?

continua após a publicidadeRelacionadasMais EsportesJoão Fonseca pode dar mais uma vaga ao Brasil no Rio OpenMais Esportes14/02/2025

da bet7: ➡️Roland Garros 2025: história, tradições e curiosidades

Construído para os Jogos do Rio-2016, o Parque Olímpico conta com o Centro Olímpico de Tênis. O local tem uma quadra principal — batizada em homenagem à Maria Esther Bueno e com capacidade para 10 mil pessoas — e oito auxiliares. É maior, portanto, do que a estrutura montada no Jockey Club Brasileiro, que tem a quadra central Guga Kuerten (oara 6,2 mil espectadores) e outras sete auxiliares.

Diretor do Rio Open, Luiz Carvalho, o Lui, explicou ao Lance! por que o torneio não se muda para o Parque Olímpico.

— A gente tem uma chancela de saibro. Eu mesmo já dei várias declarações de que a gente adoraria ir para o piso duro, mas enquanto isso não acontecer, eu acredito que o Parque Olímpico não tem a estrutura que a gente precisa para esse tipo de evento no saibro — declarou Lui.

continua após a publicidade

Mas, para além da diferença de piso, o diretor do Rio Open aponta outras razões para manter o torneio no Jockey Club Brasileiro.

— O Jockey é um espaço que acolheu a gente, que ajudou a fazer o evento se transformar no que é. Somos muito gratos à parceria com Jockey, de ter atendido a todas as nossas demandas, de ter recebido a gente. Não só a diretoria, mas os sócios também — contou Lui.

E a referência aos sócios do Jockey Club Brasileiro não é apenas por mera cortesia ou formalidade: a realização do torneio impacta o dia a dia do local. Nos dias que antecedem a competição, há uma movimentação intensa de funcionários terceirizados que montam toda a estrutura. E, durante o Rio Open, milhares de pessoas dividem o espaço que normalmente seria ocupado apenas por sócios.

continua após a publicidadeO Rio Open pode ir para o Parque Olímpico algum dia?

A chance existe, mas por ora não há como dar garantia ou mesmo fazer qualquer projeção. Para que isso aconteça, será necessário ou que o Rio Open mude para o piso duro, ou que as quadras do Parque Olímpico mudem para o saibro. De qualquer forma, Luiz Carvalho deixa a possibilidade em aberto.

— É uma questão que a gente está sempre em contato, está sempre conversando. Estamos sempre buscando novas soluções, novas ideias. Atualmente, o Jockey é a melhor sede. Ele atende muito bem, e a gente está super feliz aqui. Mas não descartamos nada no futuro — garantiu Lui.

Tudo sobre

Jockey Club BrasileiroParque Olímpico da BarraRio Open 2025Tênis

Related Posts

Karoline Lima insinua que Éder Militão vazou detalhes íntimos do divórcio para Leo Dias

MatériaMais Notíciasda realsbet: Karoline Lima, influenciadora digital e ex-esposa de Éder Militão, zagueiro do Real Madrid, têm agitado a internet no

Novo diretor do Vitória traça perfil de reforços para o Brasileirão

MatériaMais Notíciasda bet7k: O Vitória apresentou oficialmente, na tarde desta quinta-feira, o novo diretor de futebol, Sérgio Papellin. O executivo

You Missed

Newcastle x Leeds: onde assistir ao vivo e prováveis escalações ao jogo pela Premier League

Novo diretor do Vitória traça perfil de reforços para o Brasileirão

Karoline Lima insinua que Éder Militão vazou detalhes íntimos do divórcio para Leo Dias

Presente de Natal: Após 68 dias, filhos de Paulinho deixam o hospital

Romário xinga seguidor que criticou viagens constantes

Romário e namorada de 22 anos curtem passeio em Manaus; fotos

Game
Register
Service
Bonus